Tissa (dtissagirl) wrote in batatinhas,
Tissa
dtissagirl
batatinhas

  • Mood:

do you think I'm spooky?

Então. Ainda não li o que vcs escreveram sobre Squeeze, pra poder reparar nas coisas iguais que a gente pensa. :)

Deixa eu começar pelas coisas sérias [siiim, dessa vez eu pensei :P].

Tirando as duas vezes que abusam de uma câmera-lenta-brega-sem-noção, esse episódio tem uns movimentos de câmera bem interessantes. Parece que eles perceberam que podiam brincar de esconde-esconde com o Tooms, o que é divertido. E ao contrário dos eps anteriores, brincar com as sombras não é só para esconder os "defeitos especiais", mas faz parte da personalidade do MOTW. Very nice.

O modo como eles mostram a primeira vítima é bem legal: primeiro vemos algo pingando, que a princípio parece sangue, mas é o café derrubado. Daí, vemos o corpo bem rapidamente, através de um reflexo. Algumas manchas de sangue e só. Não vemos o Tooms hora nenhuma, apenas o parafuso girando, na grade da ventilação. É XF virando coisa de gente grande. :)

Aliás, Squeeze ganha o prêmio Melhor Uso do Clichê da Ventilação da história. Porque todo mudo usa, mas ninguém se estica pra entrar nela. :P

Para terminar o momento "Tissa foi na Escola de Cinema", tem duas passagens de seqüência que são simples, mas geniais:

. A primeira é o fade entre a foto antiga do apartamento do Tooms para o estado atual de 66 Exeter Street.
. A outra é no final, quando o Frank está lendo o jornal com a notícia da prisão de Tooms e sem cortes, o próprio Eugene rasga o jornal pra fazer seu novo ninho.

[vale notar que Squeeze foi editado pela Heather MacDougall, que montou um catatau de episódios de XF e que foi indicada a 3 Emmys por seu trabalho no seriado. Ela ganhou um em 1998 por Kill Switch.]

...

O Det. Frank [por que todo policial aposentado se chama Frank?] chama Tooms de "human monster", e mais tarde, a teoria do Mulder é que ele é um "20th century genetic mutant". Talvez a metáfora mais usada nos gêneros ficção científica/terror/fantasia. Faz sentido, claro -- transformar o humano em algo mais na ficção, tanto pro Bem quanto para o Mal, é mais velho que andar pra frente. E é um tema que XF vai apropriar trocentas vezes, com diferentes níveis de sucesso.

...

Sou só eu ou a musiquinha que o Mark Snow usa nas cenas de tensão lembra o barulho de ratinhos andando pela casa?

...

É engraçado ver o Donal Logue antes da fama. E prova que o cara trabalha bem, porque o Tom Colton era um escroto, e tanto em ER qto em Grounded for Life os personagens dele são pessoas divertidas.

Agora. Doug Hutchinson. Antigamente eu achava que ele era um super ator, mas tbm, só tinha visto ele em XF e naquele filme chato-que-dura-18-horas com o Tom Hanks na prisão. Mas depois de John Doe e CSI, percebi que o moço SÓ FAZ PAPEL DE PSICOPATA. E decidi que não é que ele trabalha bem. Ele é contratado porque TEM CARA DE PSICOPATA.

:P

...

Okay. Agora vamos ao que interessa. MULDER & SCULLY OMG.

. A Scully defende o Mulder O EPISÓDIO INTEIRO. E na frente ele, inclusive. O que é desculpa pro moço usar os Puppy-Dog-Eyes da Culpa Eterna.

. Territorial! Nossa, totalmente. Só faltou o Mulder fazer xixi em volta da Scully. Mas tipo, praticamente pegou nos peitos dela, então tá beleza. :P

. Todo mundo ama o "I have a reputation?" e o "Do you think I'm spooky?" e claro, eu também. Mas eu adoro mais ainda quando o Mulder confessa pra Scully que está "messing with their minds" [dos outros agentes] de propósito, porque ele faz isso meio encabulado. :)

. O Mulder diz que a Scully estava certa! DUAS VEZES. É o amor.

. Na cena que M&S estão comparando as digitais do Tooms? Scully está totalmente comendo as sementes de girassol do Mulder. :)

. "You'll be the head of the bureau by then". Awww.

. "I can't wait until you fall off and land on your ass!" EEEE SCULLY EEEE!

. Pelo menos dessa vez Mulder tem onde se basear para achar que o Tooms é culpado -- as evidências dos casos antigos, que o Frank confirma. E ele realmente investiga e acha o colar da Scully, não advinha que ela é a próxima vítima [e o David Duchovny sussurra um "dammit" nessa cena que OMG. GUH!]. Roteiro bem escrito, yay.

. Eles continuam sem celular. E o Mulder é lerdo e não ouve os recados da secretária eletrônica. Tbm, se ouvisse, não teria episódio. :P

. Gancho! OMG!

...

Futilidades mil:

. Como Squeeze é pré-cordão-com-a-cruz-que-muda-de-história, mas a gente sabe o que vem depois, fica aquela impressão de que o colar que a Scully usa tá "errado". Heh.

. Scully 0 x 3 Ombreira. Tipo assim, Dana fofa. Vc não é jogadora de rugby.

. Mas vc ganha pontos pelo cabelo preso, que fica beeem melhor que o capacete de laquê.

. Se bem que perde pontos pelo terno verde bandeira COM BROCHE que usa no final do episódio.

. Mulder glasses! YUM.

. Querido Mulder. Terno marrom + camisa xadrez azul = Queer Eye for the Straight Guy na sua cabeça.

. E páre de colocar a mão e/ou cheirar coisas nojentas. Ewww.


E finalmente, a informação inútil mais importante de todas:
. GENTE! O BANHEIRO DA SCULLY É VERDE COM TOALHAS ROSAS!

:)
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
  • 6 comments